terça-feira, 21 de outubro de 2008

Comunidade e Colaboração on-line





A comunidade e colaboração on-line surgem da investigação sobre o ensino e aprendizagem on-line.



Existem três tendências actuais da investigação educacional;



  • Teorias de aprendizagem que enfatizam a interacção social e a colaboração;


  • Conceptualizações de tecnologia que realçam o seu papel como uma ferramenta para a comunicação e colaboração


  • Participação generalizada, no desenvolvimento de cursos online, de investigadores em educação que se apoiam nestas teorias da aprendizagem e da tecnologia.

Os investigadores e instrutores exigem que a educação online seja mais do que a mera apresentação de material.

Os grupos em ambiente formal de aprendizagem tem características substancialmente diferentes dos grupos voluntários ou relacionados com trabalho, ou seja, os participantes em cursos têm uma motivação e objectivos diferentes das pessoas noutros tipos de curso online.

A colaboração é um símbolo da comunidade e esta define-se como uma forma de colaboração, a colaboração de sucesso depende da existência da comunidade e a comunidade é comprovada pela colaboração, portanto tanto a comunidade como a colaboração são produtos do discurso e constituídos pelo discurso.






sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Distância Transaccional



Foi introduzido por Moore e foi uma medida de envolvimento de estudantes em cursos de Educação à distancia, pois esta distância foi definida como função do dialogo e da estrutura.


A Distância Transaccional, em qualquer forma de ensino pode variar dependente da forma como o curso está organizado. Na longa distância transaccional podemos inserir aulas sem discussão, enquanto que, na pequena distância transaccional inserimos as discussões sincronas.


A autonomia do estudante foi um terceiro factor que Moore e Kearsley estabeleceram e que interagiu com o diologo e a estrutura e assim se formou um modelo útil para compreender o papel do aprendiz na educação à distancia.


Contudo, Saba e Shearer criaram um modelo dinâmico em que a distância transaccional aumentava com os aumentos de dialogo e diminui com os aumentos da estrutura. Para Garrison e Baynton autonomia do estudante é uma função da independencia, poder e suporte.


Assim pode-se dizer que educação à distância está focada na educação de adultos e está orientada para a produção de aprendizes independentes.